Os três pilares do Reiki são mais uma das pérolas do legado do Mestre Usui, são a base para qualquer praticante iniciar a sua vivência com Reiki, para que a aplicação da terapia seja o mais eficiente possível. A sua bondade e visão para com os praticantes trouxe um método estruturado que nos auxilia a praticar melhor.
Servem para a tomada de consciência e ligação à energia, para observar o estado energético e a própria aplicação do Reiki. Ao praticá-los, estaremos desenvolvendo nossa capacidade de concentração, de paz interior, sensibilidade à energia e capacidade de tratamento eficaz.
No Oriente, o ritual está sempre presente, ajudando-nos a estar no aqui e agora, a ligar e a sentir. Naturalmente, com o passar do tempo, tudo estará interiorizado, e muitas vezes estes passos não serão seguidos de forma ritualista. Pilares são mesmo isso, estruturas que nos guiam no nosso caminho de Reiki.
Cada um destes pilares é feito no tempo que sentir.
1º Pilar – Gassho
Significa duas mãos juntas, unidas ou em prece. Interiorização, meditação, ligação com a energia. A pronúncia correta é “Gáshô”.
O seu principal objetivo é esvaziar e acalmar a nossa mente, desenvolver o sentido de observador, dominando a mente e desenvolvendo a compaixão, “deixar o canal livre”, fortalecendo a nossa conexão com a Energia Reiki – pode ser colocada uma intenção. “Esvaziar-se, para receber, é a condição primeira.” No fundo, estará fazendo de coração. Nos leva a um estado espiritual meditativo, inserindo em nosso corpo mental e subconsciente os Cinco Princípios. É o que te prepara para receber a energia. Representa a primeira etapa de um tratamento de Reiki.
Consiste numa prática meditativa, praticada diariamente por 20 a 30 minutos, antes de levantar e de deitar, antes de cursos, encontros, tratamentos e da autoaplicação. Mas se você ainda não tem o hábito da meditação, comece com um tempo bem menor, o que lhe seja confortável, 5 minutos, 2 minutos, mesmo 1 minuto no início, e depois, naturalmente, esse tempo vai se ampliando. O importante é você criar o hábito diário, e para isso o melhor é que seja, na medida do possível, no mesmo horário todos os dias.
Ao estarem as mãos juntas no coração, em Gassho, estamos revitalizando a nossa fonte de amor incondicional. O coração é o motor do Reiki. Sem ele não conseguiremos praticar. Do ponto de vista da ciência da meditação, quando juntamos as mãos, se encontram o Sol (mão direita), a Lua (mão esquerda) e todos os outros elementos. Dessa forma se fecha o círculo.
1. Sente-se o mais ereto possível (se preferir, pode apoiar as costas) e relaxe os ombros. Você pode também, colocar um travesseiro nas suas costas, não tem problema. O importante é não ter nada lhe incomodando.
2. Feche os olhos e respire profundamente 3 vezes.
3. Mantenha as palmas das mãos unidas em frente ao peito, com os polegares tocando o Chakra Cardíaco (dedos voltados para cima).
4. Foque a sua atenção no local onde os dedos médios se encontram, que devem permanecer unidos (ajudam na concentração).
5. Preste atenção em sua respiração, no fluxo da energia, e esvazie a mente. Se surgirem pensamentos, tome ciência deles e deixe-os ir, delicadamente. Relaxe e traga de novo a atenção à ponta dos dedos.
6. Quando sentir um bom nível de tranqüilidade mental, repita os Cinco Princípios do Reiki, mentalmente ou em voz alta, meditando em cada um deles, e respire profundamente várias vezes. Essa prática aumenta a sua energia na aplicação do Reiki, trazendo benefícios para você e para quem você aplica.
7. Permaneça nesse estado de paz interior, colocando toda a atenção nas mãos. Assim se pratica o Seichin Toitsu, a mente vazia.
2º Pilar – Reiji-ho
Significa “indicação da Energia Reiki através do Método”. No diário da Sra. Takata, é descrito como “a técnica superior da ciência da energia”. É a percepção e a orientação para o tratamento. A pronúncia correta é “Leidjirrô”.
• Reiji: significa “indicação da Energia Reiki”.
• Ho: significa “técnica”.
Indicado para a preparação de uma aplicação de Reiki, é uma oração sincera, uma saudação, uma atitude de gratidão e entrega ao Criador e à sua vontade, a capacidade de “respirar” a Energia Reiki. No Reiki, a respiração é muito importante, porque reintegra os corpos, renova a energia, ancora, traz um estado de paz e conexão com o “Eu Sou”. É uma preparação imprescindível para os terapeutas. Representa a segunda etapa de um tratamento de Reiki.
No Reiji-ho, podemos desenvolver a percepção de como estamos ou de como a pessoa está, como se houvesse uma observação da energia, estando nós com as mãos apenas no Chakra Frontal, em Gassho. Nesta técnica, pedimos também orientação ao Reiki para que nos guie, para que flua para o bem supremo, com serenidade. Você deve colocar a sua intenção, isto é muito importante, pois irá orientar o decorrer da sessão.
A Prática
1. Eleve as mãos unidas, em Gassho, em frente à testa, encostando os polegares no Chakra Frontal – você se conecta com a origem da Energia Reiki, pedindo que flua através de você.
2. Faça uma oração silenciosa, simples e pessoal, pedindo orientação à Energia Reiki, para que te guie e auxilie no tratamento, com serenidade e agradecimento – você pede à Energia Reiki que guie suas mãos para o ponto certo que deve ser tratado.
3. Coloque a intenção do tratamento, pedindo à Energia Universal, para que o Reiki flua para o seu bem supremo e do receptor. Peça orientação para sua recuperação, quando feito em você, ou peça equilíbrio ou outra intenção, para aplicação em outra pessoa. Pode, inclusive, direcionar o tratamento para algo específico.
Aqui integramos a noção de humildade, de que somos apenas canal de Reiki, pelo que não cabe a nós, racionalmente, decidir o que fazer e onde colocar as mãos. Ao levar as mãos ao Chakra Frontal, o centro energético que governa a nossa intuição, estamos solicitando a intervenção dessa nossa ferramenta, devendo estar abertos a todas as informações que nos possam chegar sobre como conduzir o tratamento.
3º Pilar – Chiryo
Significa tratamento. A pronúncia correta é “Chiliô”.
Pode ser realizado em nós mesmos ou em outros, completo ou parcial. Segundo o Mestre Usui, o Chiryo só deveria ser aplicado após meditar (Gassho) e orar (Reiji-ho). É o princípio máximo da cura, onde conectados ao próprio Self, à Energia Cósmica e à grande fonte de amor que tudo é, nos tornamos canais da cura manifestada. Tenha atenção em sua mente vazia e focada no fluxo constante da energia.
Sempre que necessário, verifique a sua ligação com a Terra, através do enraizamento. Deve seguir as posições iniciais num tratamento total ou então a intuição, pelo tempo que for necessário. É a própria prática do Reiki.
Assim, Chyrio (tratamento) baseia-se em Gassho (postura/atitude meditativa) e Rejii-Ho (devoção/métodos). Só quando conseguirmos nos dedicar, evitando a interferência de pensamentos e sentimentos que não sejam de amor, é que nos tornamos instrumentos para Energia Universal da vida.
A Prática
• Comece a autoaplicação ou o tratamento no receptor pela cabeça, ou pode começar pela indicação sugerida pelo Reiki. O Reiki vai fluir onde for necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário