quinta-feira, 16 de agosto de 2018

OS NÍVEIS DO REIKI

Atualmente existem diferentes níveis ensinados, variando seu número de acordo com o sistema e/ou escola. Em grande parte no ocidente o Reiki é ensinado em três níveis distintos, existindo um suplementar para quem pretenda vir a ensinar. Existindo variações no ensino de acordo com o professor (shihan). 

Resultado de imagem para niveis do reiki

As divisões dos níveis e suas diferenças entre os sistemas não determinam sua qualidade, depende muito de quem ensina. Mesmo o shihan ensinando a verdade dentro do Reiki, com dedicação e amor, não são todos os alunos que vão seguir essa verdade. Por experiência, percebemos que a ansiedade de cursar um nível após o outro é um grande empecilho. O Reiki é um método que necessita de vivência e dedicação nas práticas, para a devida compreensão, só assim pode ser evitado o despreparo. 

Então pode muito bem o shihan criar subdivisões e/ou aumentar a carga horária e/ou criar um pré-requisito de vivencia em um nível antes de prosseguir para outro. Tudo isso para o aluno assimilar os conhecimentos e ter a experiência tão necessária. O shihan tem o livre arbítrio de sua forma de ensinar, desde que respeite o aluno, a egrégora do Reiki e seus shihan anteriores representados na linhagem. Evitando energias e outros métodos adjacentes dentro do Reiki-ho, não fazendo desse maravilhoso sistema de amor e compaixão algo comercial, aonde o suposto “mestre” alimenta a fama, a ganancia, e muitas coisas temerárias que podem ser danosas. 

A respeito de nós, adotamos o ensino mais tradicional, divido em 3 níveis, mais um suplementar, que seguem:

1. Nível I
Foca na própria pessoa, em especial na sua limpeza energética e equilíbrio. O iniciado recebe a sintonização, aprendendo a traçar e utilizar o símbolo sagrado e seu mantra, aprende as posições de aplicação associadas aos pontos de Chakras, a prática da autoaplicação e passa pelo ritual de iniciação, o que propicia uma proteção energética, garantindo uma energia mais equilibrada e harmônica. Estará apto a aplicar Reiki apenas localmente (forma presencial).

2. Nível II
Foca nos aspectos emocionais e mentais, atuando de uma forma especial, promovendo uma transformação nos padrões emocionais e mentais da pessoa que o pratica. Não é à toa que esse nível é chamado de “Transformação”.  Já reikiano, recebe uma nova sintonização, aprendendo a traçar e utilizar 3 símbolos sagrados e seus mantras. Aprende técnicas de Reiki à distância e para grupos de pessoas, ou seja, o reikiano é capacitado a enviar energia, equilibrar e harmonizar o seu entorno. É também conhecido como o nível do Mestre Interior. Na parte prática desse nível, o reikiano aperfeiçoa técnicas para aplicação do Reiki nas pessoas próximas, familiares e amigos.

3. Nível III
O aluno já tem uma visão do quanto o Reiki passou a ser importante para si mesmo, e como pode beneficiar-se com ele. Vibra-se no amor incondicional, que não julga e não impõe condições, que leva à vontade de passar aos outros, ajudar ao próximo, fazer a diferença. Esse é o foco principal deste nível: fazer a diferença, ser a ação de mudança.

4. Nível III – Mestrado
Foca na profundidade de conhecimento, preparando a pessoa para ser responsável pela formação de outros reikianos que queiram iniciar-se. É como uma potencialidade que poderá ser colocada em prática, mas pode também funcionar apenas na busca de conhecimentos mais profundos, assim como ver, aprender e assimilar os símbolos do nível. Nesse nível, o praticante também discute e pensa sobre alguns conceitos como tempo, equilíbrio, dualidade e crise. O Mestrado é o momento do “eu estou pronto”, e supõe a vontade pela busca de conhecimento, o ampliar e o expandir do nosso interior para um ser humano pensante, mais consciente e atuante.

Nenhum comentário: